Língua estrangeira, o que eu tenho a ver com isso?

20170515_190033

Por Roberta Albuquerque

A pergunta acima, facilmente pode ser ouvida quando se fala na aprendizagem de uma língua estrangeira; alguns alunos, quando iniciam os estudos, costumam indagar: “professora, eu não sei nem o português, quanto mais outro idioma”. De fato, o português não é uma das línguas mais fáceis, porém outras línguas não são, necessariamente, mais difíceis. No entanto, que diferença poderá fazer na vida das pessoas, o domínio de um segundo idioma? Já é possível afirmar: muita! Porém, vejamos a seguir alguns pontos possíveis para esclarecimentos.

A cidade de Caxias do Sul é a segunda maior, em número de habitantes, do estado do Rio Grande do Sul (479.236 habitantes, conforme dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2016), partindo dessa informação, pode-se fazer um questionamento: o que contribui para o desenvolvimento da cidade e consequentemente, aumento da população, se há outras cidades da serra, com o mesmo perfil geográfico? A resposta é fácil: a indústria. O município conta com muitas empresas (25.929 empresas atuantes, conforme dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2016), atraindo migrantes de outras localidades. Mais uma pergunta: o que levou essas empresas a se tornarem grandes? Certamente, o trabalho focado, contendo estratégias relevantes para o seu desenvolvimento; porém ainda há algo mais….

Muitas dessas empresas, ou melhor, as maiores, não se detém ao mercado nacional (compra e venda de produtos de empresas resididas no país), elas comercializam os seus produtos com outros países, pois quanto maior o leque de clientes, maior a possibilidade de venda e faturamento, a chamada exportação; a qual tem uma grande representatividade nos resultados financeiros.

A exportação se dá, através de algo muito simples, mas para muitos, não tão óbvia: a comunicação, a qual é realizada entre o contato de vendedores e compradores. Para que se possa efetuar a venda, o funcionário precisa saber se comunicar em outra língua, até porque o português não é um dos idiomas mais falados no mundo. O inglês é considerado o idioma de negócios, tendo em vista a relevância do mercado financeiro Americano (Estados Unidos); porém no Brasil, o espanhol também possui grande notoriedade, principalmente devido ao Mercosul (Mercado Comum do Sul – organização intergovernamental, entre os países: Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai).

Se para a venda de produtos, a comunicação precisa existir, as pessoas precisam estar habilitadas a praticá-la. Para que isso ocorra, é necessário muito estudo, partindo do ensino regular e prosseguindo em cursos especializados. É possível notar o crescimento de escolas de idiomas nos últimos anos, demonstrando muita competitividade no mercado, com propostas diversificadas, focadas na escrita e conversação. Há também ferramentas disponíveis na internet e televisão a cabo. Desse modo, pode-se afirmar que é viável aprender outras línguas.

Hoje, a língua estrangeira ainda pode ser vista por muitos, como apenas opcional, porém não é; pois se os funcionários de uma grande empresa, não a soubesse, talvez essa empresa não fosse titulada como “grande”. Voltando ao nosso cenário, Caxias do Sul; se as empresas não tivessem um faturamento relevante, empregariam menos pessoas, pagariam menos impostos para o município, estado e governo federal, e consequentemente, a qualidade de vida que se tem, seria inferior. Melhor seria, se todos os impostos tivessem a sua destinação adequada, pois o resultado melhor refletiria; mas retomando a pergunta inicial, o que eu tenho a ver com isso? Tudo, pois se ninguém souber outra língua, o crescimento e desenvolvimento financeiro deixará de acontecer, pois o Brasil, infelizmente, não é autossuficiente.

Profª Roberta Albuquerque – Licenciada em Letras com habilitação em Língua Espanhola pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA e MBA em Gestão Financeira  pelo Centro Universitário da Serra Gaúcha – FSG. Docente no Colégio Mutirão Máster. Ministra as disciplinas de Língua Portuguesa, Inglesa e Espanhol.

Referências

http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?codmun=430510 07/05/2017 17:51

https://pt.wikipedia.org/wiki/Mercado_Comum_do_Sul 07/05/2017 17:53

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *